Olá, hoje vamos falar sobre um assunto polêmico em nosso meio. Coaching para liderança é caro? Darei minha visão de mercado e também de coach.

coaching para liderança

Coaching para liderança é considerado caro sim.

Mas vamos entender esse pré-conceito. Existem dois requisitos básicos para você se tornar um coach e se sentir competente para esta área.

  1. Primeiro é o investimento em certificações, os quais envolve valores expressivos. Você precisa fazer todo um investimento na sua trajetória profissional, nas áreas que você busca para ser apto. No meu caso, a formação em psicologia também envolveu altos valores.
  2. Depois, quando você chega no momento de dedicação à carreira, precisa definir um valor que seja compatível com todo o seu processo de desenvolvimento. Portanto, muitas vezes a empresa considera algo alto e não investe no desenvolvimento de seus profissionais. A não ser aqueles que ocupam cargo de gerência, alta gerência ou diretoria. Mas minha empresa tem trazido para o mercado propostas diferentes, e oferece a oportunidade para que outras empresas desenvolvam os seus profissionais utilizando-se desse processo de desenvolvimento que é o coaching.

Não é um processo caro se você olhar a longo prazo, porque o coaching, diferente de outras ferramentas, ou de outros processos, possibilita você avaliar a performance do profissional no início, meio e fim do processo de coaching para liderança.

Como funciona o coaching?

O processo de coaching pode ocorrer em grupo, desde que você tenha um grupo de líderes com o mesmo objetivo, ou pode ser um processo individual. Nós mapeamos 15 itens que entendemos serem habilidades essenciais para um líder, para que ele entregue resultados para a empresa e também em sua vida pessoal.

Muitas pessoas me perguntam se é como a terapia, pois as reuniões são individuais com seções de 50/60 minutos. e eu explico que o processo de coaching é um primo próximo da terapia, mas ele não é terapia.

coaching para liderança não é caro

Porque há uma demanda tão grande pelo coaching?

Existem situações em que percebemos uma certa banalização do coaching. As pessoas me questionam “poxa, todos fazem, querem fazer coaching ou ser um coach”, não caiu no senso comum? Na verdade eu enxergo isso de outra forma. Vejo como uma demanda do mundo atual. Hoje o ser humano busca o seu autodesenvolvimento. Portanto, quando nós fazemos um processo de coaching ou um curso para nos tornarmos um coach é muito comum observarmos que alguns estão ali buscando ferramentas para o seu desenvolvimento profissional, como eu, mas muitos também estão em busca de um desenvolvimento pessoal, autoconhecimento.

Muitas pessoas querem mudar de área porque não se sentem felizes naquilo em que estão fazendo. E hoje essa é a grande demanda da humanidade: a busca pela felicidade. Então eles buscam o coaching, ao que me parece, em busca da sua felicidade. Alguns seguem a carreira, outros não.