Hoje vou explicar um pouco de como o processo de coaching vem transformando a vida de pessoas, muito além do âmbito profissional.

coaching para vida

Profissionalmente eu tenho foco em liderança, mas há algum tempo constatei, através de números e do meu acompanhamento, que hoje 60% da demanda do coaching para liderança está voltado para o processo de inteligência emocional e relacionamento, as duas coisas são muito ligadas.

Quando falamos em habilidades para um líder, seja gestão de conflito, feedback, delegação, comando, nós percebemos que a inteligência emocional é fundamental nesse processo. Porque é ela que dá o equilíbrio para o profissional, para que ele se comunique de uma forma mais assertiva, se relacione de uma forma mais interativa, positiva e principalmente segura com as pessoas.

É possível descobrir seus talentos no processo de coaching?

Sim, é possível. Lembrando que nós trabalhamos para corporações e estamos com o olhar da empresa. Quando uma empresa contrata um processo de coaching para o líder seu foco é desenvolver as habilidades e competências deste profissional. Mas isso acaba auxiliando-o como um todo, pois no processo ele descobre quais são seus talentos e dentro da própria empresa ele define novas metas, novos objetivos na carreira profissional.

Isso reflete também pessoalmente, pois nós temos diferentes papeis – quando falamos em psicodrama “nós jogamos papeis”, “nós atuamos papeis”. Nós temos um papel em nossa família, seja de filho, filha, de parceiro, parceira, papel na empresa de líder, liderado, par, temos o papel na sociedade. E o coaching ajuda em todo esse processo, na medida em que ele nos leva a um processo de autoconhecimento para que possamos responder:

  1. Quem somos?
  2. Quais são os nossos valores neste mundo?

Porque a felicidade está em identificar nossos talentos, nossas forças pessoais e atuarmos com essas forças respeitando os nossos valores. Esse é o verdadeiro caminho para a busca da felicidade! Portanto, o coaching leva ao equilíbrio.

coaching para vida

Eu posso trabalhar áreas da minha vida pessoal buscando no coaching respostas fundamentais, como na decisão de ser ou não ser mãe. Isso é encontrar minha autoconsciência, fazer um processo de reflexão, responder questões e tomar algumas decisões. Ao final, irei sentir que potencializei todas as áreas da minha vida. Isso é passar pelo processo transformador do coaching.