Hoje vou explicar como o Método Dédalo pode mudar a vida de uma pessoa, de um líder, através do principal agente de mudança para o coachee: os seus liderados!

Primeiramente o Método potencializa as ferramentas que utilizamos em um processo de coaching para líderes e amplia o horizonte envolvendo liderados e pares. Para isso, vamos relembrar a Nomenclatura do Método Dédalo:

D – Decifrar
E – Entender
D – Desvelar
A – Apoiar
L – Liderar
O – Orientar

Veja também Método Dédalo para o processo de coaching

Nas 3 premissas do Método Dédalo podemos entender melhor como os liderados e pares são fundamentais no processo do coachee.

  1. Só crescemos através do outro – nos desenvolvemos enquanto espécie humana porque nos agrupamos, formamos sociedade e assim sobrevivemos. Nesta troca de emoções, percepções em que nos espelhamos, recebemos feedback que nós crescemos.
  2. Coaching pode ser feito em grupo ou individual, porém nunca apartado da sua equipe, dos seus liderados – é necessário que seus liderados participem de alguma forma deste processo.
  3. A liderança chegou ao fim, porque o poder mudou de mãos – os liderados se submetiam e obedeciam, hoje eles participam e têm voz, eles podem contestar, dar opiniões. Ou seja, eles estão fortalecidos. Portanto, não lideramos mais pessoas, lideramos COM as pessoas.

Qual o diferencial do Método Dédalo?

Primeiro ponto é ampliar a participação envolvendo os liderados de forma dinâmica neste processo. Segundo, nós conseguimos avaliar resultados efetivos. No processo de coaching participamos de um aprendizado e para que o legitime é necessário que se apresente resultados. Tudo pode ser mensurado através da mudança de comportamento que leva a um resultado quantitativo, seja uma meta para a empresa, seja um volume de negócios, uma melhoria no processo.

psicologia para o coaching

O coaching já apresenta um grande diferencial para o líder, mas o que o diferencia de um processo de treinamento é o crescimento de toda equipe. Coachee, pares e liderados têm voz e a mudança se dá como um todo.

Veja também Método Dédalo e Mensuração de Resultados no Coaching