Como contei em minha última matéria, Método Dédalo para o processo de coaching, eu desenvolvi o Método Dédalo a partir da minha trajetória, com o feedback de um liderado. Afinal, não existe alguém mais importante do que o liderado no desenvolvimento do seu líder.

Para mim, o Método Dédalo é a segunda versão do processo de coaching, e tem as seguintes premissas:

  • Objetivo: potencializar uma transformação no potencial do líder.
  • Proposta: otimizar o tempo e os recursos que a empresa irá investir.
  • Maximizar: resultados para o líder e para a empresa.

Nomenclatura Método

Pensando nisso, gostaria de contar como embasei e nomeei este sistema. Eu estava fazendo um projeto com um amigo, uma pessoa muito querida que estudou filosofia, e compartilhei com ele a ferramenta em que estava trabalhando pedindo ajuda para construir o nome. Ele se propôs a me ajudar na com a nomenclatura. No meio do processo, ele teve um “start”. E como se baseava na filosofia, citou Dédalo, baseando-se na mitologia grega.

Segundo o mito, Dédalo e seu filho Ícaro foram presos porque cometeram um delito e precisavam fugir daquele labirinto em que se encontravam. Dédalo se pôs a construir uma asa para que Ícaro pudesse sair dali. Porém as asas foram construídas com cera, e Ícaro não poderia voar nem tão alto, pois o sol as derreteria, nem tão raso para que as asas não se umedecessem com a água do mar e derretessem. Ou seja, nem céu, nem mar. Mas Ícaro foi teimoso e não seguiu as orientações. Voou tão alto que o sol derreteu a cera de suas asas e ele não conseguiu fugir.

queda de Ícaro

Queda de Ícaro
Peter Paul Rubens, 1636, Museu Real de Belas Artes, Bruxelas

E após ouvir o mito, percebi que a analogia tinha tudo a ver com o que o método eu estava desenvolvendo, pois a proposta do Método Dédalo é justamente apoiar um líder para que ele encontre a medida certa do seu voo, para que ele possa atuar de forma equilibrada. Nem tão alto – pois por vezes o líder tem tanto potencial que ele perde a medida certa, acaba passando do ponto. Nem tão baixo – também não pode se omitir e comprometer o desenvolvimento de sua equipe. Portanto, o nome Dédalo seria perfeito, já que temos como proposta ajudar o líder a voar na medida certa, com equilíbrio.

Veja mais sobre o mito de Dédalo no Wikipedia.

Qual a minha missão com este Método?

Primeiramente eu considero que fazer coaching é um direito de todos! Porque é passar por um processo de autoconhecimento, respondendo para o mundo quem é você, quais são os seus valores de fato. Pois somos frutos de valores que são transmitidos de gerações em gerações. E porque nós vivemos conflitos? Em grande parte das vezes é porque não temos consciência de quem nós somos, o que é importante para nós. Como nós queremos viver e o que nós queremos viver nesta vida? Com isso, vejo que a minha missão é proporcionar ao maior número de pessoas a experiência de fazer um processo de coaching, transformando sua vida profissional e consequentemente a pessoal também.