Hoje eu vou explicar o que é o Método Dédalo e como eu o desenvolvi para que deixasse o processo de coaching ainda mais eficaz.

Eu o desenvolvi a partir da minha trajetória, minha experiência profissional, e o chamo de 2ª versão do processo de coaching para líderes.

Método Dédalo

Há um tempo atrás nós estávamos fazendo evento em uma empresa a qual trabalho há 10 anos, que é uma das empresas que mais vem investindo no processo de coaching nos últimos tempos, e esta era a reunião de fechamento. Nela, convidamos os coachees para compartilhar com as pessoas que haviam participado de forma indireta do seu processo, fazendo uma avaliação chamada de Mini avaliação 360º – pares, liderados, e que eles ouvissem de seus líderes os depoimentos. As questões eram basicamente: Como havia sido o processo de coaching e qual a contribuição para eles?

Ao término do nosso evento, uma pessoa, que era um liderado, me procurou dizendo: “nossa Roseli, que interessante. Hoje ficou mais claro para mim o que é o processo de coaching e como foi que o meu líder participou desse processo.” Eu olhei para ele e falei, é mesmo, que interessante. Qual seria a importância que você daria se tivesse recebido essa informação antes? Ele olhou para mim e disse, “se eu soubesse antes o que era o processo de coaching eu teria ajudado meu líder. Eu teria contribuído. Eu também teria mudado minha atitude com ele, pois eu teria entendido porque ele estava mudando o seu comportamento na empresa.”

Naquele momento me acendeu uma luz! Eu refleti e vi que a informação era de muita valia. Foi ali que comecei a perceber a importância do envolvimento do liderado no processo de coaching. Eu ainda não sabia se seria de forma direta ou indireta. Fui observando e comecei, gradativamente, a envolver, em diferentes momentos, os liderados e os pares no processo de coaching de cada líder. E assim nasceu o Método Dédalo.

Dédalo significa:
D – Decifrar
E – Entender
D – Desvelar
A – Apoiar
L – Liderar
O – Orientar

Veja também Coaching para liderança é caro?

Se a empresa não investe no processo de coaching, com quem posso fazer?

Método Dédalo para liderança

Se a empresa ainda não investe acredito que no momento em que ela conhecer o Método Dédalo pensará de uma forma muito positiva, e pode, inclusive, passar a investir no processo de coaching. Porque este método propõe transformação, otimização do tempo, do recurso e maximização dos resultados para que o maior número de profissionais participem do processo de coaching. Isso tem a ver com a minha missão também, que é proporcionar ao maior número de profissionais o processo de coaching. Porque eu acredito, de verdade, que fazer coaching é um direito de todos! Pois sei que o coaching proporciona a nós um aprendizado de coisas que já deveríamos ter assimilado em nossa vida, mas por algum motivo ainda não aprendemos. E é através desse processo de transformação, que passa pelo autoconhecimento, que nós aprendemos.

Veja também Como processo de coaching pode mudar a minha vida

Mas se mesmo assim a sua empresa não investe ainda, você pode convidar alguns profissionais do trabalho, colegas, amigos, que ocupam o cargo de liderança para formar um grupo. O Método Dédalo tem como proposta trabalhar um grupo de 5 profissionais no máximo. E o contrato será feito para o grupo, em que cada um assumirá a responsabilidade pelo investimento, será beneficiado pela mesma metodologia e poderá avaliar os resultados de forma individual. Dessa forma, você poderá otimizar o investimento.