Para iniciar a parte 2 dessa série “50 anos! O que esperar do mercado de trabalho?” cito um dos maiores gurus de liderança e produtividade, o norte-americano Stephen Covey, autor do livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, que fala sobre o princípio 90/10. O que significa isso? Ele afirma que 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% estão relacionados com a forma como você reage ao que acontece com você.

Para exemplificar o princípio de Stephen Covey, vou compartilhar uma experiência que vivi nos anos 90, época chamada de “Era da informação e da tecnologia” ou “Era digital”. Eu trabalhava com recrutamento e seleção de executivos e fiquei aproximadamente quinze anos nessa área. Tinha 30 anos de idade e não só acompanhei como vivi as mudanças do mercado naquele momento.

De acordo com o princípio 90/10 de Stephen Covey, 10% era fato, pois o mercado havia mudado e a exigência era a informação e o domínio da tecnologia, e os 90% era a forma como as pessoas reagiam ao momento:

  • Já tenho 30 anos e o mercado tem restrições;
  • Eu não tenho domínio da informática e o mercado me exclui;
  • As empresas só querem pessoas que saibam usar o computador;
  • Quando falo que não uso o computador a empresa me descarta;
  • As empresas só querem pessoas jovens porque elas dominam a tecnologia.
  • Crença é tudo aquilo que tomamos como verdade, que pode nos fortalecer ou nos limitar, os 90% do princípio de Stephen Covey − o que fazemos com o que nos acontece.

Um fato, um acontecimento, não define a nossa vida; o que fazemos após um acontecimento, isso sim é o que faz toda a diferença. Muito foram aqueles que se atualizaram, buscaram a informação, dominaram o uso da tecnologia e deram grandes saltos em sua vida profissional.

E hoje, quem estava com 30 anos está com 50. Como estarão vivendo mais uma era, a “era da transformação”?.

Se você continua interessado pelo tema, leia a parte 3 dessa série – poder e valor. http://bit.ly/2xM0fqI

Leia também Parte 1 dessa série – Reflexão – http://bit.ly/2xEipv4

Compartilhe!

Por, Roseli Freitas, a treinadora de lideres.